TRASLADE

Visitantes


Livro de Visitas


Elza Moreira


ELZA RIO IMÓVEIS



NOTA DO EDITOR





Agenda do Tango é uma página destinada a Publicação
e Divulgação dos Eventos de Tango que serão realizados no Rio de Janeiro,
e eventualmente, alguns Eventos em outras cidades ou Paises,
poderão também, aqui ser publicados
Procuramos sempre, manter esta página sempre atualizada,
porém, somente serão postados aqui, os Eventos, cujos, organizadores,
nos tenham enviado diretamente os seus pedidos
através de email.
As pessoas que desejarem colocar seus anúncios nesta página,
terão que comunicar diretamente com a equipe deste espaço.
Agradecemos a compreensão
Atenciosamente
Elza Moreira
Momentos de Tango

MENSAGEM AOS AMIGOS E AMIGAS TANGUEIROS(AS)

http://momentosdetango-1.blogspot.com.br/

TEORIA E PRÁTICA NA DANÇA A DOIS

Imagine que você queira ser, por exemplo, um carpinteiro. Você pode se matricular em um curso de carpintaria. Nas aulas, você receberá determinado tipo de material, ferramentas e exercícios para aprender pa ra quê serve cada ferramenta e como usá-las, sob a orientação de um professor. Só isso fará de você um carpinteiro bem sucedido? A resposta é não.
Para desenvolver as técnicas aprendidas no curso é preciso muita prática. Você terá que experimentar os diversos tipos de matéria prima, descobrir sozinho novas formas de utilizar as mesmas ferramentas, talvez inventar ou conhecer outras. Irá errar e acertar muito até adquirir um nível de experiência que faça de você um carpinteiro com resultados de qualidade em qualquer material e um estilo próprio.
A dança a dois não é diferente. Fazer aulas é importante para que você aprenda a conhecer sua matéria prima - seu corpo e o do(a) parceiro(a) - e as ferramentas (a técnica, os passos, a postura) que você usará na atividade. Porém, somente as aulas não farão de você um dançarino competente. Para isso você precisará da prática, os bailes. É ali que você estará por sua própria conta, sem coreografia determinada e com uma variedade de parceiros(as) a que precisará aprender a se adaptar e como se comunicar.
Dançando sempre com os mesmos parceiros (como os colegas de sua turma), você limita suas habilidades. Uns já conhecem a linguagem corporal e as limitações dos outros. Os cavalheiros pasteurizam sua condução e as damas limitam sua leitura corporal. Por isso, quando dançam com desconhecidos sentem que a comunicação não flui igual e culpam o parceiro, quando o problema está neles mesmos.
A dança a dois é um diálogo e não difere muito da linguagem falada. Se você se comunica somente com um pequeno círculo de pessoas, esse grupo tende a desenvolver uma linguagem própria, plenamente compreendida entre seus participantes, porém sujeito a interpretações erradas pelas pessoas de fora. Para ser bem entendido por qualquer grupo e compreender o que querem dizer, você precisa expandir sua habilidade de comunicação, conversando também fora de seu círculo. Principalmente, você precisa aprender a ouvir e compreender uma variedade de pessoas de grupos diferentes, vivenciar outras experiências, aprender novos vocabulários. Até dentro de um mesmo idioma existem sotaques e expressões diferentes que você pode aprender a usufruir, acrescentando histórias e temas para enriquecer sua bagagem.
Tudo na vida evolui, tudo está sempre se reinventando. Quem acha que não tem mais o que aprender, está dando o primeiro passo para a estagnação e em breve será ultrapassado. Muitas vezes um veterano pode descobrir uma novidade quando interage com um iniciante, que tem a capacidade de ver de uma forma diferente aquilo que para o primeiro já é um vício adquirido.
É sempre prazeroso interagir com quem tem um nível de experiência igual ou superior ao nosso, porque não requer nenhum esforço ou empenho de nossa parte. Por outro lado, a sabedoria popular diz que tudo que a gente não usa, tende a se atrofiar. Isso também se aplica a nossas habilidades.
Vejamos isso aplicado à dança a dois: quem só dança com parceiros habituais ou pessoas com maior habilidade que a sua, pode descuidar da comunicação porque o outro vai entender qualquer pequeno indício. Quando falo de comunicação, isso se refere à condução para os cavalheiros e à leitura corporal para as damas. Com uma dama muito experiente, o cavalheiro não precisa usar uma condução apurada; com um cavalheiro muito experiente, uma dama não precisa estar atenta à linguagem corporal. Entre parceiros constantes, inconscientemente as sequências coreográficas ficam meio ensaiadas. Quando a pessoa fica por muito tempo preso a esses padrões e um dia resolve se comunicar com uma pessoa desconhecida, não funciona da mesma forma porque essas habilidades requeridas (condução e leitura corporal) estão sem prática e se atrofiaram.
Já aconteceram incontáveis vezes de um cavalheiro que se julgue muito experiente tentar “ensinar” a uma nova parceira de dança um determinado movimento e ela escutar pacientemente (ou não), sabendo que não o executou porque não foi conduzido ou foi conduzido de forma equivocada. Também acontece muito de uma dama que se considera avançada reclamar da condução de um cavalheiro, quando ela é que se habituou a ser conduzida de uma determinada forma e desaprendeu a leitura corporal.
Dançar com parceiros iniciantes tem a vantagem de nos proporcionar a oportunidade de exercitar essas habilidades, porque exigem nossa atenção. Se um cavalheiro experiente dança com uma iniciante, sua condução precisa ser clara e completa. Se uma dama experiente dança com um cavalheiro iniciante, precisa concentrar-se em sua linguagem corporal para entender a intenção mais do que a condução, que pode não ser tão eficiente. Ambos precisam também trabalhar a habilidade do improviso para manter o fluxo da dança quando um passo não dá certo, a fim de não constranger o parceiro na pista de dança. Outra vantagem é relembrar as habilidades e passos básicos, que com o tempo são esquecidos e executados de maneira sofrível, quanto mais sofisticados ficam os movimentos complexos. Vejo muitos dançarinos e dançarinas que executam lindos ganchos, colgadas e volcadas, porém não sabem mais executar uma simples caminhada.
Portanto, amigos dançarinos e dançarinas, antes de criticar seus parceiros e parceiras iniciantes, questionem se suas próprias habilidades básicas de comunicação por acaso não se atrofiaram – e usem a oportunidade para exercitá-las e ajudar alguém a melhorar. Em tempo: não critiquem ou tentem ensinar na pista de dança de um baile - isso é uma atitude grosseira, arrogante e deselegante. Para isso existem as aulas. Você pode transmitir experiência simplesmente dançando e usufruindo do prazer de bailar ao som de uma bela música com uma companhia agradável. É muito fácil dançar bonito fazendo passos elaborados, porém são raros os que têm a habilidade de executar um passo básico com musicalidade, beleza, sentimento e leveza. Assim, quando essa pessoa transformar-se em um(a) excelente dançarino(a) e você quiser compartilhar uma dança mais complexa, ele ou ela sempre se lembrará de como foi tratado(a) quando estava iniciando e de quem lhe proporcionou a condição de praticar nos bailes o que aprendeu em aula, possibilitando sua evolução na dança.

Nilce Alves Oliveira

MILONGAS NO RIO DE JANEIRO

PROGRAMAÇÃO DE BAILES DE TANGO PARA 2018

Dia16.01.19- Quarta Feira-Prática de Tango na Casa do Tango-

Queridos alunos, ex alunos e amigos, Esperamos vocês!!


Alice - 96654489 e André - 71596220

DIA 18.01.19- SEXTA FEIRA - MILONGA XANGÔ-

Aniversário de Sandra Santos
BAILE DE TANGO - SEMANALMENTE-TODAS AS SEXTAS FEIRAS - MILONGA XANGÔ NO ESPAÇO DE DANÇA ID
AV. GOMES FREIRE, 663 SOBRE LOJA – LAPA (esquina c/ Av. Mem de Sá) Tel: 3970 2457
Instituto Brasileiro do Tango
Espaço ID

TODAS AS SEXTAS FEIRAS -ÀS 21 HS, ENCONTRO CERTO DOS AMANTES DO TANGO.
VENHA SÓ OU TRAGA ALGUÉM INTERESSANTE E DE BOA ENERGIA, PARA JUNTOS CRIARMOS UMA NOVA ATMOSFERA ,E UMA INTEGRAÇÃO ENTRE TODOS!



DIA .12.01.19 -Sábado - OFICINA DE TANGO NA PRAÇA XV

todos os sábados na feira de antiguidade- praça xv>

ORGANIZAÇÃO: Dom Jorge Paulo,
EVENTO GRATIS





dIA 12.01,.19 - SÁBADO MILONGA DE MIS AMORES NA CASA DO TANGO

ORGANIZAÇÃO: NEUZA ABBES E FÁTIMA XIMENES

dia 13.01.19DOMINGO - HAPPY TANGO NA PRAÇA GAL. OSÓRIO

O Happy Tango informa:
PRAÇA GAL. OSÓRIO
O Happy Tango acontece na Feira Hippie de Ipanema, todos os domingos do mês-GRÁTIS



DIA 13.01.19 - DOMINGO - TANGO NA PRAIA DO LEME





DIA 13.01.19 - DOMINGO- TANGUE-SE NA SALA LUCIANO BASTOS


DIA 14.01.19 - SEGUNDA FEIRA - TANGO NO CACHANGA

VALDECI DE SOUZA




Dia 15.01.19- Terça Feira - Projeto Dançando Tango ao Meio Dia - Prática dirigida.

TANGO DIRIGIDO - ORGNIZAÇÃO;  VALDECI DE SOUZA - APOIO DE  PAULO ARAUJ0




DiA 15.01.19-Terça Feira - MARCOTANGO


TODAS TERÇAS FEIRAS - NO STUDIO DE DANÇA MARQUINHOS COPACABANA
PRÁTICA DE TANGO MARCOTANGO

ANTES DA MILONGA  CLASE DE MILONGA  COMO PROF . JORGINHO






DIA 20.01.18.- DOMINGO -ESTANGOSTOSO

Mensalmente

MÁRCIO CARREIRO 91243930 - 2264-6044
CASA DO TANGO

FEVEREIRO 2019

<

DIA 02.02.2019 - SÁBADO - ANIVERSÁRIO DE ALICE VASQUES NO LEME TENIS CLUBE







Dia 03.02.19 - Milonga Marquinhos Copacabana

TODO 1º DOMINGO DO MÊS

MARÇO 2019

Dia 02.03.19 -SÁBADO - MILONGA PASIONAL




Bailes de Tango - Milonga Pasional
Todos os 1°e 3°sábados de cada mês às 21h
ANIVERSARIO DE DORY E PAT
Das 21h às 02h

DIA- QUINTA FEIRA- MILONGA LOS MAREADOS-


PRÁTICA DE TANGO ESTANGOSTOSO - SUSPENSA TEMPORARIAMENTE

A PRATICA DE TANGO ESTANGOSTOSO ESTÁ SUSPENSA TEMPORARIAMENTE

- SÁBADO - MILONGA DO 5º SÁBADO - MILONGA PASIONAL E ESTANGOSTOSO


SÁBADO - MILONGA DA TARDE



MOMENTOS DE TANGO- O QUE ACONTECEU NAS MILONGAS DO RIO DE JANEIRO

CAMINHADA DO TANGO - SENTIMENTO QUE BAILA
Abrace essa idéia!
Clique na imagem!

CAMINHADA DO TANGO-

Hoje, Dia 29 de Julho - Av. Atlantica esq. com Francisco Otaviano
Uma onda de Tango invade Copacabana!
Vamos mostrar ao Mundo que no Rio de Janeiro também se Baila Tango!

/

.


Clique no Mini Play para parar a música

PACIENCIA-pianos



PRINCIPAIS PREMIOS E HOMENAGENS A MOMENTOS DE TANGO

Medalha de Mérito Carlos Gardel conferida aos Momentos de Tango pela ACADEMIA DO TANGO DO BRASIL, juntamente com outras Personalidades que foram Destaques no Tango em 2009



Vej@Blog -Seleção dos melhores Blogs/Sites do Brasil!


VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil


Vej@Blog
Seleção dos melhores Blogs/Sites do Brasil!
MOMENTOS DE TANGO SELECIONADO COMO UM DOS MELHORES BLOGS/SITES DO BRASIL
http://www.vejablog.com.br
Parabéns pelo excelente Site!
[ Momentos de Tango ]
Você está fazendo parte da melhor e maior seleção de
Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora
entre os melhores e mais prestigiados
Blogs/Sites do Brasil!
- Parabenizamos pelo ótimo trabalho! -



PREMIOS E DESTAQUES CONCEDIDOS AO PORTAL MOMENTOS DE TANGO

pREMIOS

Premios e Destaques concedidos aos Momentos de Tango


Premio Tok de Arte - HAlma Guerreira

P

Premio Fidalguia - Portal Antonio Poeta

PELO PORTAL ANTONIO POETA.
Portal Antônio Poeta - (Certeza de uma boa leitura): http://antoniopoeta.blogspot.com Editoriais do Portal: http://editorialdoportal.blogspot.com/ Projeto Paquetá a Ilha da Poesia: http://paqueta-ilhadapoesia.blogspot.com/ Revista de Poesias: http://www.revista-de-poesias.blogspot.com/ Telefone para contato: (21) 9768-3710 & (21) 9333-2090


AO PORTAL ANTONIO POETA
Agradeço ao Portal Antonio Poeta por esse honroso premio concedido ao Momentos de Tango, reconhecendo o meu trabalho.
É um valioso incentivo ser merecedora desta grande homenagem.
Obrigada, meu amigo Antonio Poeta!
E Parabéns pelo sucesso da Ong dos Poetas de Paguetá e pelo seu grande trabalho em prol do movimento cultural naquela cidade.
Elza Moreira



MOMENTOS DE TANGO - PRIMEIRA MARAVILHA DA BLOGOSFERA

MOMENTOS DE TANGO - PRIMEIRA DAS SETE MARAVILHAS DA BLOGOSFERA VENCEDOR DO CONCURSO PELA SEGUNDA VEZ
Momentos de Tango - A 1ª Maravilha da Blogosfera!
Momentos de Tango, pela segunda vez, vencedor do Concurso:As SETE MARAVILHAS DA BLOGOSFERA, promovido por um Site Gaucho - DADO.PAG , agora detentor do Titulo de PRIMEIRA MARAVILHA , escolhido entre mais de 200 blogueiros e mais de 400 sites e blogs que votaram neste Portal.
Estou emocionada e muito surpresa , pois nem sabia que Momentos de Tango estava entre os Sites indicados.
Agradeço a todos que me prestigiaram e votaram em minha página na Web e a todos que contribuiram para que eu pudesse ir adiante e executar esse trabalho considerado como a PRIMEIRA MARAVILHA DA WEB.
Parabenizo os outros Sites e Blogs escolhidos como as outras seis
Maravilhas da Web
Clique na imagem acima e conheça
AS SETE MARAVILHAS DA BLOGOSFERA
Clique na imagem abaixo e conheça o Site promotor do concurso.

Elza Moreira
Momentos de Tango


Retrospectiva do Rio Tango Festival, anos: 2005 - 2006 - 2007 - 2008 -2009




CLIQUE NA IMAGEM PARA VOLTAR AO MENU